A água faz muito mais do que saciar sua sede. Regula a temperatura do corpo, lubrifica as articulações, ajuda na digestão e na absorção de nutrientes e desintoxica o corpo removendo os resíduos.
As células do corpo devem ser continuamente reparadas para funcionar de forma ideal e decompor os nutrientes para que seu corpo seja usado como energia.
Sugerido para você: Gravidez vegana: segurança, alimentação, suplementos e plano de refeições
Mas esses processos liberam resíduos – na forma de uréia e dióxido de carbono – que causam danos se se acumulam no sangue.
A água transporta esses resíduos e os remove efetivamente ao urinar, respirar ou suar. Portanto, manter-se adequadamente hidratado é importante para a desintoxicação.
Reduza a ingestão de açúcar e alimentos processados
Acredita-se que o açúcar e os alimentos processados sejam a base das atuais crises de saúde pública.
O alto consumo de alimentos doces e altamente processados tem sido associado à obesidade e outras doenças crônicas, como doenças cardíacas, câncer e diabetes.
Essas doenças prejudicam a capacidade do seu corpo de se desintoxicar naturalmente ao danificar órgãos que desempenham um papel importante, como o fígado e os rins.
Por exemplo, o alto consumo de bebidas açucaradas pode causar fígado gorduroso, uma condição que afeta negativamente a função hepática.
Ao consumir menos junk food, você pode manter o sistema de desintoxicação do seu corpo saudável.
Você pode limitar junk food, deixando-o na prateleira da loja. Não tê-lo em sua cozinha remove completamente a tentação.
Substituir junk food por opções mais saudáveis, como frutas e legumes, também é uma maneira saudável de reduzir o consumo.
Coma alimentos ricos em antioxidantes
Os antioxidantes protegem as células dos danos causados por moléculas chamadas radicais livres. O estresse oxidativo é uma condição causada pela produção excessiva de radicais livres.
Seu corpo produz naturalmente essas moléculas para processos celulares, como a digestão. Mas o álcool, o fumo do tabaco, a má alimentação e a exposição a poluentes podem causar radicais livres excessivos.
Ao causar danos às células do corpo, essas moléculas têm sido implicadas em várias condições, como demência, doenças cardíacas, doenças hepáticas, asma e certos tipos de câncer.
Comer uma dieta rica em antioxidantes pode ajudar seu corpo a combater o estresse oxidativo causado pelo excesso de radicais livres e outras toxinas que aumentam o risco de doenças.
Concentre-se em obter antioxidantes de alimentos e não de suplementos, que podem aumentar o risco de certas doenças quando tomados em grandes quantidades.
Blog