Hoje em dia, você ouve constantemente falar de pessoas que afirmam limpar seus corpos bebendo smoothies coloridos e vários sucos. Mas o que realmente sabemos sobre a desintoxicação e como ela funciona no corpo?
As alegações sobre a chamada limpeza “detox” e os efeitos positivos em nossos corpos são infinitas, assim como os sintomas para os quais se diz serem uma boa forma de tratamento.
Doutor em Medicina, o professor Juhani Knuuti explica em Turun Sanomat em detalhes o que realmente sabemos sobre desintoxicação e seus efeitos no corpo.
O que significa o termo desintoxicação?
Detox significa limpar o corpo de substâncias químicas nocivas. Você remove toxinas do seu corpo, por assim dizer.
A ideia por trás de toda a desintoxicação é que acredita-se que substâncias químicas nocivas se acumulam no corpo que causam problemas de saúde de vários tipos. Você então limpa o corpo desses produtos químicos bebendo vários sucos ou smoothies, tomando pílulas, fazendo enemas, tomando banhos de limpeza para os pés e muito mais. Os métodos são muitos, mas o denominador comum é que dizem que são desintoxicantes e melhoram o nosso estado de saúde.
Os sintomas que dizem ser capazes de tratar também são muitos e muito vagos. Pode ser qualquer coisa, desde fadiga, sudorese, problemas estomacais e dores de cabeça até a pele ruim. Também não é possível medir objetivamente esses sintomas, são apenas experiências subjetivas que podem passar com placebo.
Não pode ser medido ou comprovado
A histeria de desintoxicação se deve ao fato de que o medo de produtos químicos se tornou generalizado, explica Juhani Knuuti. Fala-se vagamente sobre produtos químicos não naturais que se acumulam no corpo, sem que seja possível medi-los ou provar a alegação de forma alguma. Nem pode ser provado que as curas de desintoxicação tenham qualquer efeito desintoxicante. Suas próprias idéias têm precedência sobre os fatos científicos.
Todo o medo de produtos químicos prova que nós, humanos, estamos expostos a mais toxinas do que estávamos antes. Também é verdade que substâncias químicas perigosas podem se acumular em nosso corpo, mas essas toxinas não têm nada a ver com curas de desintoxicação.
A alegação de que se pode limpar substâncias químicas não naturais do corpo com substâncias que são consideradas naturais não é nada mais do que isso, uma afirmação ou um mito. É como acreditar em magia. Não há evidências biológicas ou fisiológicas para apoiar a alegação, escreve Juhani Knuuti.
Blog