O erro mais comum que muitas pessoas cometem é encher o corpo com pedidos de fast food, doces e pães de café para depois se fartar e fazer uma desintoxicação em poucos dias. Pelo que passamos, isso não é algo sustentável e é mais uma visita ao confessionário para limpar a consciência do que limpar o corpo de toxinas.
É melhor tratar seu corpo como se estivesse desintoxicando todos os dias. Adquira uma consciência e conhecimento do que significa uma dieta boa e saudável e tente mantê-la todos os dias. Veja junk food e macarrão instantâneo como desvios e esteja bem ciente do que eles fazem com o corpo.
Mais água = mais toxinas eliminadas
Sim, se por toxinas você quer dizer vitaminas e minerais, você está 100% certo. Na verdade, muita água não é necessariamente melhor. Pode até ser perigoso, de acordo com Bengt Fagrell, do Karolinska Institutet (3, 4).
Em suma, se você beber mais do que precisa, irá ao banheiro mais do que faria de outra forma. Isso é o máximo que o corpo vai quando se trata de consumo excessivo de água.
Lembre-se de que o corpo sempre quer um equilíbrio ou uma posição zero neutra onde não ocorra excesso ou falta de consumo e se você adicionar líquido para que o balde transborde, é exatamente isso que acontecerá no corpo – o balde transborda.
“Nenhum estudo recomenda mais do que cerca de 1 litro por hora, mesmo com esforço extenuante em clima quente e úmido. Isso também se deve ao fato de que o estômago e os intestinos não conseguem absorver mais do que cerca de 1 litro de líquido por hora, razão pela qual uma maior ingestão só se torna um fardo para o corpo”. – escreve Fagrell.
Se isso se tornar uma tensão no corpo, além de a capacidade de absorção ser claramente limitada, não há nada que sugira que uma quantidade excessiva de água na esperança de limpar as toxinas do corpo. O corpo estará ocupado transportando toda a água que acabou no estômago, em vez de se concentrar na expulsão de toxinas.
Não é apenas água
O fluido que entramos em nós vem não apenas da água, mas também dos alimentos que comemos. Toda a vida na terra consiste em água e se você comer muitas frutas, peixes e vegetais, obterá fluidos desses alimentos. Além disso, muito líquido é criado quando os nutrientes que fornecem energia são metabolizados no corpo.
É a diferença que precisa vir da água adicionada. Se essa quantidade for excedida muito rapidamente e por muito tempo, os rins não terão tempo de excretá-la pela urina. Isso, por sua vez, aumentará a água em suas células, o que pode colocar o equilíbrio de sódio e potássio fora de fase e, na pior das hipóteses, levar a cãibras musculares, desmaios ou, em casos únicos, morte. – p. 208 – Nutrição e Saúde, Johansson, Ulla – terceira edição, 2014.
Blog