XI Jornadas COFANOR – «Cronobiologia: o tempo e a vida»

0

Índice

Rate this post

A Cooperativa dos Farmacêuticos do Norte, CRL (COFANOR) organiza, dia 16 de Novembro, na Casa da Música, no Porto, as suas XI Jornadas. A iniciativa, cujo início está marcado para as 10h00, está subordinada ao tema «Cronobiologia: o tempo e a vida».

Pouco conhecida pelo público em geral, a Cronobiologia é uma disciplina que estuda as questões referentes à relação entre os seres vivos e o tempo.

Muitas funções do nosso organismo flutuam no tempo de forma cíclica – ritmos biológicos. São disso exemplos:

– a temperatura corporal (com um mínimo cerca das 5 da madrugada e um máximo perto das 17-19 horas),
– o cortisol plasmático (com o seu pico às 7-8 horas da manhã)
– a força muscular (com o seu pico cerca das 15 horas),
– a atenção, a memória a curto prazo (mais eficiente perto do meio dia),
– a memória semântica (mais eficiente para a tarde),
– o sono-vigília, o humor, etc.

As Jornadas Cofanor são realizadas anualmente e procuram abordar sempre temas de interesse público, como sendo por exemplo o ‘Vírus’, ‘A mulher e a saúde’ ou ‘O Coração’ abordados em anos anteriores.

O objectivo destas Jornadas é o de explicar e de informar os profissionais de saúde, para que esta possa esclarecer melhor a população.

COFANOR

Fundada em Abril de 1967 por um movimento de farmacêuticos do Norte, a COFANOR – Cooperativa dos Farmacêuticos do Norte, CRL foi criada com o objectivo de ser constituída uma Instituição que, com poder acrescido, melhor pudesse defender os interesses da Farmácia e dos Farmacêuticos. Com a sua sede social e armazém situados na cidade do Porto, a COFANOR é um armazenista “full-liner” que se dedica à Distribuição por grosso de medicamentos, produtos de dermo-farmácia e outros produtos de saúde às suas Farmácias Associadas.

Blog

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here